Alunos da rede municipal lançam livros infantis

01/12/2006 18:41

A Academia Pernambucana de Letras (APL), na Avenida Rui Barbosa (Graças), será palco, nesta sexta-feira (1º), a partir das 16h, do lançamento oficial da coletânea Aprendizes da Escrita, um conjunto de quatro livros infantis com textos e ilustrações produzidos por alunos da rede de ensino do Recife, dentro do Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores. A solenidade vai contar com a participação da secretária de Educação, Esporte e Lazer do Recife, Maria Luiza Aléssio, diretores da pasta, alunos, professores, dirigentes das escolas envolvidas e convidados.

Nesta primeira edição, foram produzidas mil caixas com as quatro obras, que serão distribuídas entre os presentes. Os livros Palavras do Carnaval, Assombrações: breves narrativas infantis, Releitura das histórias de Jeane Siqueira e Navegando nas páginas de nossos textos também serão doados a cinco alunos das escolas municipais Diná de Oliveira (Iputinga) e Córrego da Bica (Passarinho). Será uma forma da Prefeitura homenageá-los pela participação vitoriosa em concursos de redação e poesia promovidos, recentemente, pelo Jornal do Commercio, Folha de Pernambuco e Livraria Idéia Fixa.

A coletânea Aprendizes da escrita foi produzida em sala de aula por cerca de 120 “escritores”, entre seis e 13 anos, das escolas municipais Chico Mendes (Areias), Waldemar Valente (Jardim São Paulo), Municipal do Leão (Boa Viagem) e Ibura de Baixo (Ibura). A solenidade na APL vai incluir uma explanação sobre as quatro obras, feitas pelos professores/orientadores e alunos escritores. Os alunos/autores da Escola Waldemar Valente também vão brindar o público com leitura e coreografia com personagens de Monteiro Lobato, enquanto os da Escola Municipal do Leão vão encenar os contos e assombrações (conteúdo de um dos livros). A solenidade será encerrada no final da tarde, com “noite de autógrafos” e coquetel de confraternização.

Confira o resumo das obras:

Palavras do Carnaval – Produzido em forma de dicionário por estudantes do 2º ano do 2º ciclo (6ª série) da Escola Municipal Chico Mendes, em Areias. O livro foi feito a partir de um projeto de vivência e pesquisa sobre o Carnaval e teve coordenação da professora Patrícia Torres Eustáquio. Uma das estratégias de desenvolvimento da escrita foi incentivar as crianças a fazerem uma relação de verbetes ligados ao Carnaval. Isso implicou num rico processo de pesquisa interativa, com consultas ao dicionário, reflexão sobre apresentação do verbete e composição do trabalho com ilustração e colagem.

Assombrações: breves narrativas infantis – O livro consta de textos e ilustrações produzidos pelas crianças do 1º e 2º ano do 2º ciclo (5ª e 6ª série) da Escola Municipal do Leão, em Boa Viagem. A partir do projeto Iluminações do Velho Gilberto (Gilberto Freyre), as crianças participaram de rodas de leitura dos contos Assombrações do Recife Velho, do mestre de Apipucos e depois fizeram pesquisa do acervo do imaginário popular da comunidade, buscando identificar a permanência ou a recriação de novos contos de assombração. O projeto foi coordenado pelas professoras Verônica Costa Taveira e Maria Suely Pereira de Castro.

Releitura das histórias de Jeane Siqueira – São textos e ilustrações produzidos pelos alunos da Escola Municipal Ibura de Baixo, no Ibura, turmas de 1º, 2º e 3º ano do 1º ciclo (1ª a 3ª série) e 1º ano do 2º ciclo (5ª série). O projeto foi desenvolvido tendo como base a releitura de histórias infantis da professora Jeane Siqueira. A coordenação dos trabalhos ficou por conta das professoras dos diferentes ciclos, enquanto a organização dos originais sob a responsabilidade da professora Ariadne Mendonça Luna Ramos.

Navegando nas páginas dos nossos textos – O livro consta de ilustrações e textos produzidos pelas crianças da Escola Waldemar Valente, em Jardim São Paulo. As crianças da escola produziram obras de ilustração a partir de várias situações e vivências relacionadas a histórias e às rodas de leitura em sala de aula. Também foram feitas pesquisas sobre biografia e obra de autores de literatura infantil, realizadas aulas passeios e acompanhadas peças de teatro. Trata-se de uma coletânea de textos que envolveu a participação de todas as turmas dos ciclos 1 e 2 (1ª a 8ª série).

*Matéria do Site da Folha de Pernambuco. Leia aqui.